MUTIRÃO SOLIDÁRIO


A Semana da Solidariedade que vai de 5 a 12 de novembro, foi marcada na Diocese de Palmeira dos Índios por um gesto concreto de solidariedade realizado em um grande mutirão solidário na Comunidade Quilombola  de Guaxinim, município de Cacimbinhas, no dia 12, com a construção de uma cisterna de placa para consumo humano na residência de dona Luzia, uma mulher arrimo de família, em situação de extrema pobreza.
O mutirão iniciou com a chegada dos agentes que se reuniram no local onde seria levantada a cisterna, para o momento de mística,  que contou com canto, oração e reflexão. Em seguida teve início o trabalho que envolveu a todos que arregaçando as mangas colocaram as mãos na massa.  Juntos com os pedreiros voluntários levantaram as paredes da cisterna de número 100, concluindo dessa forma o projeto Cem cisternas- Um olhar para o Semiárido. Projeto este que contou com o apoio das Escolas públicas e privadas de Recife/PE, da Cáritas Ambrosina e do Comitê Betinho em homenagem ao centenário de Dom Hélder Câmara, marcando o início da construção de 20 cisternas na comunidade, apoiadas pela Ação de Cidadania e executado numa parceria entre a Cáritas Brasileira Regional NE2 e a Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios.
A data foi marcada também pela comemoração do aniversário da Cáritas Brasileira que completou neste  dia, 57 anos de existência. A mesma foi fundada por Dom Hélder Câmara no dia 12 de novembro de 1956.
Concluído a primeira etapa da construção da cisterna que é fazer o piso e levantar as paredes, os participantes se reuniram em volta de uma grande mesa na casa de Maria José Ferreira, liderança da Comunidade, para o almoço coletivo. Em seguida foi cantado os parabéns para a Cáritas Brasileira em torno de um belíssimo bolo de aniversário confeccionado por uma voluntária da CDPI.
O Mutirão reuniu agentes Cáritas da Paróquia de São Sebastião de Palmeira dos Índios, recém fundada, agentes da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, da Cáritas Diocesana de Penedo e da Cáritas Regional NE2, assim como pedreiros, moradores da comunidade e militantes da Cáritas vindos de  Ouro Branco e Poço das Trincheiras, ao todo 32  pessoas participaram do mutirão solidário.
Esta é mais uma ação solidária ao povo que vive no semiárido e que resiste pela fé em Deus  às dificuldades provocadas pelas más condições de vida,  pela insegurança alimentar, hídrica e nutricional. É uma ação que visa reduzir a fome junto às famílias em situação de  extrema pobreza  ao mesmo tempo que leva ao povo a  esperança e a coragem de resistir e lutar por seus direitos, por políticas públicas que venham realmente tirá-los dessa situação de vida desumana em que se encontram por não serem vistos como cidadãos de direitos pelas autoridades governamentais.
Que a cultura da solidariedade possa marcar a vida dos cristãos e a construção de um mundo possível  e de bem viver para todos e todas os filhos e filhas de Deus!
Somos Cáritas, Somos Solidariedade!!!  

Por Maria Aparecida Mafra
Articuladora da Cáritas Brasileira NE2-CDPI




Comentários

Postagens mais visitadas